Quantcast
Channel: Sono – Nosso Primeiro Bebê
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

10 Truques para um Sono Mais Tranquilo

$
0
0

Há inúmeros motivos que fazem um bebê não dormir bem, acordar muitas vezes, demorar para pegar no sono ou ter um sono muito agitado.

Durante 2 anos e 7 meses, esse tem sido meu maior motivo de preocupação, ansiedade e cansaço, sem sombra de dúvidas.

O fato é que atualmente ele dorme muito melhor, mas ainda tem suas noites ruins. Aliás, todos nós temos, não é mesmo?

Durante esse tempo e as mil e uma fases pelas quais já passamos, aprendi alguns truques que ajudam muito em alguns momentos. Combinando todos eles, chegamos a um resultado interessante e por isso acho muito valioso compartilhar esses “segredinhos” com vcs.

Atente-se para o fato de que cada um dos truques abaixo funcionam para situações diferentes – então vc precisa testar e ir reconhecendo os sinais do seu filho para entender qual é o momento de aplicar cada uma dessas dicas ;)

O número 7 pra mim é o que é mais frequente, enquanto o 10 é sem duvida o mais importante de todos

Vamos lá! 

1. Ventilador para o calor

O Murilo é MUITO calorento. Tem dias que ele simplesmente não consegue dormir de tanto que sua. E quanto mais agitado ele fica, quanto mais ele se mexe, mais calor sente. Ligo o ventilador, geralmente no modo de exaustor e ele aquieta em questão de minutos! 

2. Talco para diminuir o suor

Tem dias que ele não para quieto, não está calor suficiente para o ventilador, mas eu percebo que ele está com a nuca e o pescoço todos suados. Passo um talquinho nele todo, principalmente nas dobrinhas e paft! o bichinho cai no sono! 

3. Massagem na barriga para relaxar e soltar os gases

Fiz muito isso, principalmente quando ele era menorzinho. Atualmente, quando ele está um pouquinho inquieto e com uma dorzinha de barriga, ele mesmo pede: “Mamãe, faz massagi?”, rsrsrs…

Tem mais dicas sobre as massagens boas para cólicas aqui e aqui.

4. Charutinho Milagroso

O charutinho só funciona para bebês menorzinhos – de recém-nascidos até uns 3 meses. Mas é realmente milagroso. Tem o jeitinho certo de se enrolar o bebê e não pode ser frouxo demais, nem apertado demais. Depois que pega o jeito, é quase garantia de sucesso no soninho!

5. Bichinho para Abraçar

O Murilo nunca teve o tal do objeto de transição – aquele bichinho ou paninho que ele carrega pra todo canto e que se ficar sem é um Zeus nos Acuda. Acho que até pq ficamos o dia todo juntos, ele não precisou de algo pra me substituir, rsrsrs…

Mas ele passou a ADORAR levar um bichinho pra dormir com ele. Não é sempre o mesmo, muito pelo contrário. Ele sempre escolhe quem é o bichinho que vai dormir com ele e dá pra ver claramente que ele fica mais confortável quando tem um bichinho pra abraçar.

Ultimamente, inclusive, quando ele não pára de falar ou brincar enquanto já estamos deitados, eu pego o bichinho e finjo que tá falando com ele:

“Ei Murilinho! Eu tô morrendo de sono! Vamos ficar quietinho e dormir?”

Aí ele dá risada, diz que sim, abraça o bichinho, fecha o olho e DORME! \o/

6. Historinha do Papai e da Mamãe

Outro recurso super atual: o dia que ele resiste demais para ir pra cama, eu combino com ele:

“Meu bem, vamos deitar que a mamãe vai te contar a historinha do papai e da mamãe, depois vc abraça o Mickey e dorme, o que acha?”

Ele vem todo animado, deita e já pede a histolinha, que conto assim.

7. Travesseiro sobre as perninhas

Essa descoberta foi “na unha”. Eu tenho, às vezes, uma inquietação antes de dormir que parece que deixa minha perna leve demais, meio flutuando, não sei explicar. Quando é assim, não encontro posição que me agrade e o único jeito de resolver é colocando um peso sobre as minhas pernas.

Uma bela noite, o Murilo tava inquieto e não era calor, não era suor em excesso, nem cólica. E ele simplesmente não parava de bater e mexer as pernas. Resolvi testar a mesma tática: botei um travesseiro na perninha dele e pumba! Aquietou e dormiu em instantes!

Depois desse dia, sempre que ele tá inquieto eu pergunto se ele quer um travesseiro nas perninhas e ele diz que sim. É só colocar e ele aquieta. Isso tem funcionado mais vezes do que eu esperava!

Sempre fico de olho nele enquanto o tavesseiro está por cima e, depois que ele dorme, espero um tempinho e retiro o travesseiro. CLARO que isso não é aconselhável para bebês que ainda não sabem se virar, ou não tem muita mobilidade. Para esses casos, o melhor é o charutinho.

8. Cobertinha para o frio (ou simplesmente para mais conforto)

Tem dias que não estão frios, mas ele pede pra cobrir. Talvez seja mais um efeito psicológico, mas é bem engraçado que o ato de cobrí-lo geralmente o acalma e ele acaba dormindo. Para os dias que estão quentes, eu uso aquela fralda MARAVILHOSA da Aden & Anais e super funciona. Recomendo muito!

9. Peito, peito e peito

Agora ele já tá praticamente desmamado (conto mais detalhes em outro post), mas enquanto ainda estava mamando regularmente, eu ia trocando de peito quando nada funcionava e era o que geralmente o acalmava. O peito, além de alimentar, dá conforto, esquenta e dá sono. Veja nesse post algumas curiosidades sobre isso.

10. PACIÊNCIA

E se nada resolver? Paciência, amiga!

Tenha muita paciência. Os bebês passam por saltos de desenvolvimento e picos de crescimento e é muito normal que em algumas fases eles simplesmente não durmam bem ou acordem muito mais do que o que achamos normal. Acolha, compreenda e não o deixe chorando sozinho, sob hipótese alguma.

O bebê precisa sentir que é amado, que é querido e que é respeitado sempre, inclusive em suas crises. Tudo o que ele precisa, é de um colinho, do mamá e do carinho da mamãe e do papai. Leia esse texto sempre que tiver uma noite ruim e calma, que passa! E passa rápido! :)


Foto daqui.

The post 10 Truques para um Sono Mais Tranquilo appeared first on Nosso Primeiro Bebê.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images